ATENDIMENTO
OOPS! SEU CARRINHO ESTÁ VAZIO Continue comprando

ARMÁRIO CÁPSULA: COMO CRIAR O SEU

09 Abr

Qualidade > quantidade: do you agree? Se sim, vem ver os primeiros passos para aderir!

“Você aceita passar uma estação inteira com em torno de 40 peças no closet?”  


Parece pergunta de programa às cegas, não é mesmo? Pois saiba que não! Esse conceito de armário cápsula tem ganhado cada vez mais espaço, junto com o “slow living”, um lifestyle que defende uma abordagem cotidiana mais lenta e consciente.  


Nele, você possui uma seleção de itens escolhidos de forma inteligente e estratégica, que combinem entre si e transitem em diversas ocasiões.  

Essa proposta surgiu em Londres, nos meados dos anos 70 buscando mais qualidade e praticidade e hoje conta com diversas abordagens e técnicas, sendo ótima para quem quer explorar o melhor da sua criatividade e estilo ou dar uma reduzida nas compras – or both, consequently

Para nos ajudar nessa aventura minimalista, convidamos a Mari Zamorano, coordenadora de conteúdo digital Schutz e consultora de estilo para dar as melhores dicas às Schutz lovers


Keep reading!

1) Para quem você recomenda esse tipo de armário?

“Ele é muito abrangente para todas as pessoas que desejam se desafiar através do próprio estilo, para quem busca organização ou, até mesmo, para quem possui perfil consumista e muitas vezes não acerta na escolha e consequentemente não sabe como usar as peças depois.”

2) Ok, para quem se encaixar nesses perfis e quer aderir, qual é o primeiro passo?

O primeiro passo é organizar as peças do guarda-roupa por paleta de cores neutra, como sugestão, selecionar cores como branco/off white, bege/camelo e preto.  

Segundo passo é agrupar as partes de baixo - como calças, bermudas, saias midi; 

Depois, as partes de cima - como regatas, camisetas e camisa;

E, por fim, produtos “one peace” como os vestidos curtos, midis e longos.


Incluir também sapatos como rasteiras, tênis, sandália alta e baixa, botas e bolsas tiracolo pequena, além de shopping bags.

Fica ainda mais interessante se nesse mix de produtos haver diferentes texturas, como o algodão, seda, alfaiataria e sarja. 


Vamos às combinações! Selecione uma peça e alterne com as demais agrupadas. Por exemplo, selecione uma calça de alfaiataria e combine com a regata, depois com a camisa e, então, com a camiseta. Acrescente conforme a ocasião o seu sapato e bolsa. Só nessa prova geramos de três à nove looks. Não é demais?


O vestido, por exemplo, é possível testar com uma sobreposição, uma camisa oversized voilá

3) E o que sobrar eu preciso me desfazer?

Não necessariamente, em outro momento você pode incluí-los nas suas combinações básicas das peças neutras selecionadas acima.  


Caso você não usou alguma peça há mais de dois anos, talvez seja o momento para pensar em doação ou revenda no seu brechó favorito.   

4) Se eu quiser me jogar nessa tendência, preciso mudar minha maneira de comprar?

O ideal é um processo natural, mas na hora das compras você pode refletir em quantas combinações você poderá utilizar com as peças do seu closet.


Minha regra pessoal é que, se não vier a mente pelo menos três combinações x três ocasiões, realmente essa peça não precisa fazer parte do meu acervo.  


A compra por impulso com o insight vazio de como e onde poderei usar, certamente essa peça/ peças ocuparão um espaço precioso do meu guarda-roupa, rs.

5) Você tem dicas especiais para essa transição?

A dica chave para esse processo é ter minimamente peças básicas com diferentes tipos de tecido e caimentos. Se você ainda não possui representatividade no seu closet com peças atemporais, esse é o momento perfeito para começar as suas compras com consciente de uso. 

6) E qual a sua seleção Schutz para fazer parte desse closet e por quê?

Aqui vai a minha seleção de produtos essenciais para o seu capsule wardrobe  priorizando tons neutros e metalizados, pois não necessariamente precisamos escolher só shapes básicos, também dá para apostar em modelos diferenciados e ao mesmo tempo coringas.

Sandálias e Mules Abertas


você também vai gostar