OUTUBRO ROSA: SCHUTZ X INSTITUTO PROTEA

08 Out

#GirlTalk: Cristina Assumpção, diretora executiva do Instituto Protea, sobre a importância da prevenção do câncer de mama.


O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e, mais recentemente, sobre o câncer de colo do útero.

Ele foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e só ganha força através dos anos.


Para nos contar mais sobre esse tema de tanta relevância, chamamos a Cristina Assumpção, diretora executiva do Instituto Protea.

Let's talk about it, baby!


#1 PODE NOS CONTAR MAIS SOBRE O TRABALHO DO INSTITUTO PROTEA?

O Instituto Protea é uma organização social sem fins lucrativos fundada em 2018 que através de parcerias com hospitais particulares filantrópicos da acesso ao tratamento completo do câncer de mama para mulheres de baixa renda.


#2 E QUAL A IMPORTÂNCIA DO OUTUBRO ROSA PARA A PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA?

Outubro Rosa é o Mês mundialmente dedicado a conscientização do câncer de mama, o maior foco da campanha é alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.  


#3 VOCÊ PODE NOS CONTAR UM POUQUINHO SOBRE A DIFERENÇA DO DIAGNÓSTICO PRECOCE DA DOENÇA?

O câncer de mama quando diagnosticado precocemente e tratado tem mais de 95% de chance de cura.

Normalmente as mulheres que têm diagnóstico precoce encontram o tumor localizado e pequeno, aí o tratamento normalmente é menos invasivo e mais leve.


#4 PODE NOS EXPLICAR MAIS DE COMO O AUTOEXAME É FEITO?

A incidência dos casos aumenta com a idade mas isso não quer dizer que mulheres jovens não tem câncer de mama. Estamos vendo um aumento significativo de casos de câncer em mulheres com menos de 50 anos. A Sociedade Brasileira de Mastologia recomenda que as mulheres a partir dos 40 anos realizem mamografia anualmente. A mamografia é o exame mais indicado para o rastreio do câncer de mama. O auto exame deve ser realizado por todas as mulheres, precisamos conhecer nosso corpo para que em caso de qualquer alteração procuremos um médico. O auto exame não deve substituir a consulta anual com o ginecologista.


#5 E COM QUAL INCIDÊNCIA SE DEVE REALIZAR?

O ideal é fazê-lo uma vez por mês, de 5 a 7 dias depois da menstruação (ou um dia fixo para quem não menstrua).


#6 COMO FAZER O AUTO EXAME?

Em pé na frente do espelho: observe os dois seios com os braços abaixados, depois coloque as mãos na cintura e faça força, em seguida coloque as mãos atrás da cabeça. Veja se há algo fora do comum com eles.

Verifique se ocorre achatamento, saliência, enrugamento, vermelhidão, aspereza ou sensação de dureza.

Observe o tamanho, posição e forma do mamilo, pressione-o levemente e veja se sai alguma secreção.

No banho: com a pele ensaboada, eleve o braço direito e pressione suavemente a mama com os dedos da mão esquerda, fazendo uma espiral da axila até o mamilo.

Observe a presença de nódulos ou endurecimento.

Faça o mesmo com a mama esquerda.

Deitada: coloque um dos braços atrás da cabeça e com a outra mão apalpe levemente a mama em formato espiral, da axila ao mamilo.

Observe engrossamento ou pequenas protuberâncias na pele.

Faça o mesmo na outra mama.


#7 SE ALGO FOR ENCONTRADO NO AUTOEXAME, QUAIS OS PRÓXIMOS PASSOS RECOMENDADOS?

A mulher deve prestar atenção a alguns sinais as mamas.

A seguir trago oito sinais que podem indicar câncer de mama além do nódulo: enrijecimento da mama, afundamento do mamilo, secreção sanguinolenta, veia crescente na mama, pele áspera com aparência de casca de laranja, vermelhidão/calor, nódulo na axila, protuberância na mama.

Ao perceber qualquer sinal diferente nas mamas a mulher deve procurar um médico para a realização de exames.


#8 VOCÊ RECOMENDA ALGO ESPECÍFICO PARA QUEM ESTÁ PASSANDO POR ESSA SITUAÇÃO?

Recomendo que faça acompanhamento com um profissional especializado.

O câncer não deve ser enfrentado sozinho, a mulher precisa de apoio da família, amigos e profissionais que a acolham para que ela se fortaleça emocionalmente durante o tratamento.


#9 PARA QUEM GOSTARIA DE APOIAR O INSTITUTO, COMO PODE COLABORAR?

Toda ajuda importa! Pode ser através de doações que nos possibilitam dar acesso ao tratamento a cada vez mais mulheres (não existe doação pequena, toda e qualquer doação é valida), ajuda através de divulgação do trabalho do Instituto, compartilhando nossas informações e redes sociais e ajuda voluntária.


Para saber mais www.protea.org.br

ou redes sociais @institutoprotea


você também vai gostar