ATENDIMENTO
OOPS! SEU CARRINHO ESTÁ VAZIO Continue comprando

TUDO SOBRE A HISTÓRIA DO JEANS

24 Jul

Descubra tudo sobre o tecido essencial em qualquer closet.

É fato: não importa a década, o clima, o mood ou o estilo, o jeans tem sempre espaço garantido na lista de escolhas essenciais e indispensáveis da moda.

Para homenagear todo esse hype, criamos um rápido recap com todos os momentos mais marcantes do tecido. Uma história cool para você amar ainda mais o seu denim favorito.

Get inside!

FROM THE START

Democrático, cosmopolita e com um DNA easy-to-wear inigualável, o jeans tem uma longa história na cena fashion.


A sua primeira aparição foi em 1792 em Nimes, na França, e servia como material para confecção de roupas para trabalho no campo e para as longas viagens de marinheiros. Nessa época, pouco maleável e tingido em tons de marrom, era chamado de Tecido de Nimes e logo passou a ser abreviado para denim.


Não muito tempo depois, em 1837 já na era da Corrida do Ouro na Califórnia, o tecido - com toda a sua tecnologia resistente - chamou a atenção do alemão Levi Strauss. Visionário, importou o material para o solo americano adaptando-o para a indumentária dos mineradores e transformando-o em uma versão mais confortável, leve e ainda assim durável.


Assim, em meados de 1860, nascia a primeira calça Levi’s, a 501. Na época bastante diferente da versão atual mas já patenteada e com a mesma potência mainstream e de fácil absorção comercial.

THE HYPE GETS REAL

A febre cool e com apelo de tendência começa em 1930 através dos outfits de estrelas de filmes western com os famosos cowboys americanos.


Já em 1950 vem o boom absoluto mais uma vez endossado por celebrities de Hollywood como Marlon Brando e James Dean - o eterno bad boy que criou o look blue jeans & t-shirt, receita de estilo adorada e repetida incansavelmente por fashionistas até hoje.


Marylin Monroe com o seu glamour sensual também entrou na onda do tecido na época, trazendo a proposta para um nível ainda mais comercial e de puro sucesso.


Já na década de 70, entram em cena os hippies e sua bossa fun e descolex. A tribo tinha como uniforme o tie-dye e, claro, o jeans estilo boca de sino.


Nos anos 80, estrelas do rock, modelos, artistas e cineastas também levantaram a bandeira denim, disseminando-o internacionalmente e trazendo o material também para a cena high fashion.

TODAY AND EVERYDAY

Dos anos 90 pra cá, o jeans passou por várias transformações e - entre novidades mais ousadas e construções com apelo statement - voltou às suas origens importando a versões mais clássicas para o topo da lista de must-haves das mais descoladas.


Hoje, os shapes construídos no material se tornaram essenciais em todos os looks de todos os dias, além de sinônimo de status e postura descolex.


você também vai gostar