O Mary Jane é o típico sapato que nunca sai 100% de moda. De tempos em tempos, ele aparece de maneira renovada e retorna aos holofotes. Do ano passado para cá ele voltou a ser visto nos pés de grandes trendsetters como Dua Lipa e Bella Hadid, o que rapidamente gerou polêmica entre os amantes de moda.
O clássico “sapato de boneca” supostamente recebe o nome de Mary Jane por conta de uma personagem de quadrinhos escritos por Richard Felton Outcault, em 1902. Em sua origem, ele era sinônimo de doçura e se alinhava com os padrões conservadores da época. Anos depois, em meados de 1990, ele se infiltrou na cultura pop e ganhou um visual mais ousado como mostra Cher de As Patricinhas de Beverly Hills.
Atualmente, sua volta se relaciona a recente popularização do preppy, que mostra que coletes de tricot e minissaias numa vibe colegial vintage podem sim ser super cool. Da mesma forma, o retorno de elementos românticos como as rendas e as sapatilhas com certeza influenciaram na volta dos Mary Janes.
O sapato recebeu novos significados, shapes e adornos para se encaixar na moda atual. Dr Martens apresentou sua versão com grandes fivelas, trazendo mais personalidade à peça. Já a Dior trouxe o Mary Jane no estilo combat boots, contrariando o visual doce do calçado original.
Independentemente da versão, ele pode sim se encaixar em diversos looks do day by day. Se deseja manter o visual romântico, combine-o com vestidos ou minissaias. Já se você gosta de estéticas contrastantes no mesmo look, combine seu sapato de boneca com peças pesadas como calças cargo e jaquetas de couro.
Já tem uma opinião formada sobre o retorno do calçado Mary Jane? Por aqui, estamos adorando as diversas possibilidades que ele nos dá. Além disso, investir em peças clássicas como o Mary Jane sempre traz muita informação de moda às suas produções. Try it!